Big Data – Eles sabem tudo sobre você


Grandes Dados – O que você precisa saber à respeito

Big Data – Conjunto de grandes dados armazenados. Por definição não explica muita coisa, mas hoje a vida de todos está guardada nas nuvens.

Embora não seja um assunto tão novo, Big Data refere-se ao conjunto de dados que praticamente todas as grandes empresas online estão guardando à seu respeito. Postou uma foto? Vai para lá. Recebeu ou escreveu um e-mail? Vai para lá. Cadastrou-se num site de culinária? Vai também. OK, meus dados tem que estar em algum lugar então o que Big Data tem de especial? Bom, o Google obviamente não inventou mas com certeza mostrou como se faz a  publicidade online. Ou seja, a máquina de pesquisas joga de uma maneira muito peculiar a forma de fazer isso. Existem outros buscadores, como o DuckDuckGo (que nome estranho?) que tem como bandeira não utilizar os seus dados para aprimorar a pesquisa – também conhecido como rastrear – mas têm um significância  relevante de resultados nas buscas.

O Google sabe tudo sobre você. Se você tem um smartphone com Android, usa o Gmail, YouTube, ou qualquer outro serviço deles, todas as buscas que fizer irão trazer resultados altamente significantes em função dele conhecer muito à seu respeito e isso é Big Data.

Muitas pessoas ficariam perpléxas surpresas com a informação acima. E já por diversas vezes fiz testes altamente específicos que comprovam essa afirmação, se eu for pesquisar por pizza, ele já me trará sugestões como “A melhor pizza de quatro queijos da região”. Isso porque ele já sabe que a minha preferida é de quatro queijos e evidentemente também sabe exatamente aonde estou.

Confesso que sou um dependente tecnológico do Google e de seus produtos. Já tentei não ser mas é difícil não se encantar pela cordialidade dos seus produtos. Afinal, pra que serve uma busca de coisas irrelevantes se ele me entrega rapidamente exatamente o que eu preciso/gosto/uso/conheço ?

OK, não precisa responder porque já sei a resposta. Mal posso esperar existir carro do Google que a hora que saio do serviço ele está me esperando na porta e ele já saiba exatamente para onde vou – se for para casa, para o supermercado ou um happyhour – sem precisar tomar nenhuma ação para isso…

Isso tudo é mágico mas…Tem um enorme porém! Se ele sabe tudo sobre mim e usa para o (meu) bem e de repente se essa informação fosse parar em mãos erradas? Isso deve valer muito dinheiro então tem que estar bem guardada, de preferência em um local que eu possa escolher por achar mais seguro. Bom isso não existe, eles decidem por você 😦 . E ainda, a maioria das pessoas podem não achar que eles devam ter toda essa informação. Pessoas que prefeririam escolher o que será acessível para eles e ainda o que eles podem guardar de informação. Isso também ainda não existe porque não pensaram numa legislação que controlasse as empresas de guardarem dados. Apoiamos apenas nas leis já existentes que são superficiais na questão de sigilosidade de dados, afinal para o entendimento atual, se o dado não for “registrado”, como você pode exigir propriedade? Como vou entrar na justiça e processar o Google por guardar a informação de que gosto de pizza de quatro queijos?

Nos EUA, existe o  “reasonable expectation of privacy” (expectativa razoável de privacidade) que foi o que imaginaram sobre privacidade e tecnologia para os cidadãos americanos, mas trata-se de uma lei local, que não garante cumprimento em outros países. A União Europeia por sua vez, está trabalhando na  General Data Protection Regulation (regulamentação geral de proteção de dados) para ser implementada em 2018 que abrangerá muito mais do que a REoP (americana) e trará 2 pontos principais : 1) Abrangerá os dados relativos aos cidadãos europeus, independentemente de onde serão armazenados. 2) Poder de escolha do que (e se) dados poderão ser transformados em Big Data. Vamos esperar para ver como isso afetará o mundo.

Por aqui no Brasil ainda nossos legisladores não conseguiram nem exigir as leis relativas ao Marco Civil da Internet, mas acredito que globalmente possamos ser beneficiados de alguma maneira.

Só nos resta esperar.

Bom enquanto isso vou ali no Google buscar por uma pizza…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s